Se vocês
atentarem ao meu post anterior, perceberão que prometi
pensar em uma solução de transição para o
problema dos estudantes que atualmente estão sendo
desperdiçados no modelo educacional atual. No entanto, um
comentário inserido no Facebook pela Renata, minha afilhada
e companheira de tertúlias, chamou-me a atenção
sobre um fato correlato, meio que consequência de tudo o
que falei até agora. Vamos a ele. Transliterando...
“Pesquisando sobre o vandalismo contra as lixeiras públicas, encontrei alguns dados assustadores...
Desde o começo
do ano 150 mil novas lixeiras foram instaladas na capital, o que
custou cerca de R$10 milhões. Somando com as 36 mil que já
existiam, tinham 186 mil lixeiras espalhadas por aí. Em 2010,
20 lixeiras eram destruídas por dia, hoje são 60! 60
lixeiras destruídas por dia! Há um mês atrás,
já eram registradas 13 mil destruídas! E gasta-se cerca
de R$340 mil por ano com o vandalismo contra as lixeiras...
“Pesquisando sobre o vandalismo contra as lixeiras públicas, encontrei alguns dados assustadores...
Porque destruir algo que é BOM pra cidade?! Quanto desamor.”
Desamor... São
Paulo é como uma menina que não queremos para casar,
mas só para passar uma noite. Só que passamos duas,
três, quatro, a vida inteira. Quando olhamos para ela, damo-nos
conta de que está velha, feia, desdentada, mal-cuidada,
estragada... Isso porque não a queríamos para nós,
queríamos apenas usufruir dela. Amaldiçoamos o momento
em que resolvemos nos enredar com seus encantos, e a destratamos
ainda mais. Damos uma olhada um pouco mais crítica e
percebemos que ainda existe um pouco do charme antigo, algo que nos
traz uma lembrança virtuosa, um jeito de ser diferente. E, ao
invés de tentarmos reavê-la, de acolhermos o que restou
dela como algo que faz parte de nossas vidas, revoltamo-nos mais um
pouco, aumentando a quota de desprezo.
Parece que
desaprendemos totalmente a lição dos antigos gregos,
especialmente a noção de eudaimonia de
Aristóteles. Essa palavra feiosa quer dizer felicidade. Para
nosso sábio, a felicidade não era algo unicamente
individual, mas coletivo também. Nosso mundo moderno,
altamente individualizado, limita nossa compreensão de
felicidade ao plano meramente subjetivo. Nossa busca por ela é
algo que pertence unicamente ao indivíduo, sem levar em conta
a alteridade. Como a subjetividade é difícil de ser
mensurada, temos dificuldade de constatar até mesmo se nós,
entidades únicas, somos felizes.
Aristóteles
parte do pressuposto de que nenhuma felicidade é completa se
não for medida pela régua da ética, e sempre
passa pelo que sente o outro. Essa busca se estende por toda a
coletividade, e desta forma podemos observar a felicidade
objetivamente: é possível constatar a cidade feliz. De
que forma? Analisando o espaço público.
A cidade feliz é bem organizada. Suas ruas e praças são pontos de encontro plenamente ocupadas de gente, que se distribui de acordo com seus anseios e interesses. Os nomes atribuídos aos logradouros tem significado e fazem remissões à memória de quem transita por elas (como explanado neste post). Nesta cidade, as coisas funcionam bem, são oferecidas a todos na medida do que é possível fazer, com equanimidade. Ela acolhe bem os forasteiros. A gestão se interessa pelo bem comum e essa é a chave para a compreensão desse estado de ânimo. Com isso, todos cuidam do bem público: a cidade é limpa, os orelhões funcionam, as ruas não tem buracos, as lixeiras existem. Tudo o que São Paulo não é.
A falta de entendimento
do que é a felicidade objetiva está no substrato do
vandalismo, mas não o explica completamente. Precisamos
procurar na psicologia uma explicação mais completa. E
concluo, a partir das idéias da professora Maria Rita Kehl,
que há dois fatores que sobrepesam na execução
deste ato irracional.
Em primeiro lugar, é
preciso entender a reação das pessoas diante do
equipamento público. Por que elas reagem negativamente diante
de um bem que também é seu? Cito como exemplo a
depredação das escolas, estas entidades que encarei nos
meus posts anteriores (aqui e aqui). Um espaço
que não me é agradável causa repulsa, e tendo a
destruí-lo de alguma forma, já que não
corresponde aos meus anseios. Pode ser uma agressão física,
como a quebra de portas e vidros, pichação, dejetar em
muros; ou uma agressão mais tácita, como deixar um bem
se deteriorar, abandonar seu uso, não querer nem ouvir falar
dele.
Há alguns anos
atrás, porém, foram criados os CEU’s, modelo escolar
que procura atrair a comunidade ao ambiente educacional, oferecendo
uma série de atividades que vão além do mero
ensino. Não quero aqui discutir se esse paradigma pode ser
adotado de forma sempre eficiente, mas o fato é que
comunidades carentes passaram a contar com piscinas, teatros,
cinemas, quadras esportivas e outras benesses, nunca pensadas antes.
Eram equipamentos de contos de fadas que agora estavam disponíveis
para seu uso. Acontece que, em um primeiro momento, os CEU’s foram
objeto dos mesmos atos voltados às escolas comuns, ou seja,
vandalismo.
Tudo tem a ver com a expectativa do desejo irrealizável. A vontade é um imperativo difícil de lidar, porque é constante e insaciável. Há uma dificuldade, no caso, em se perceber que tudo o que antes era símbolo de obstáculo para a sua satisfação agora se encontra ao seu alcance. A primeira reação diante de uma outrora distante piscina é de raiva cega, no sentido de que a validade do símbolo permanece, ainda que inconscientemente. Ou seja, essa mesma piscina permanece como significado de pressão à minha classe social, só que ela agora está ao meu alcance, e meu desejo submerso não é de usufruí-la, mas de destruí-la. Está mais próxima de minhas pedras do que de mim. Em resumo: a piscina é minha, mas não a sinto como minha. Ela parece pertencer a uma classe social que não é minha, e eu a odeio por causa disso, justamente porque eu a sempre quis e nunca pude a ter. Somente com muita insistência este sentimento cessará, e passarei a reconhecê-la como parte de meu meio. O processo não se aplica unicamente às camadas mais pobres. Também a elite tem anseios que não estão ao seu alcance, como a sensação de desapego que a “ralé” tem, com sua capacidade de se unir com maior simplicidade ou com a alegria desinteressada de se reunir para uma feijoada na laje, em um amplo espírito de colaboração. Os instintos destrutivos coletivos não podem ser menosprezados, conforme já analisei neste post.
E nisso reside o
segundo pilar desta minha sustentação: o homem age por
mimese. Essa estrutura pode ser explicitada em dois sentidos: é
vertical quando transmitida de pais para filhos, professores para
alunos, governantes para contribuintes; e é horizontal quando
entendida como benéfica para um determinado grupo. Explicando
melhor: os filhos imitam os pais sem muito juízo crítico,
algo próprio da idade, porque os tem como modelos. Se as
atitudes dos genitores não se pautam na ética, serão
absorvidas pelos filhos da mesma forma, com o perigoso estatuto de
boas e verdadeiras. Idem com os gestores da coisa pública. Se
os políticos são interesseiros e corruptos, validam e
permitem essas mesmas mazelas para a população como um
todo.
O mesmo vale para os
nichos sociais. Se o vandalismo é bem aceito, será
praticado por todos. Desta forma, a destruição da
lixeira é encarada como um protesto, mas um protesto burro,
porque não se espelha na razão e não se preocupa
em deixar claros os motivos que o levam ser feito. As pessoas passam
a tomar atitudes que foram interiorizadas totalmente sem critérios,
e não percebem o mal que fazem a si próprias, como se o
ódio fosse coletivo, ainda que injustificado.
A mistura da
reatividade negativa diante da simbologia que pula o muro do
significado, com a capacidade mimética e multiplicadora
inerente à vida em grupo é explosiva. E vai dinamitar
muros, paredes e lixeiras. É a mostra do nosso ethos
desagregado, que se julga incapaz de lidar com suas próprias
mazelas.
Há ainda um
terceiro fator, mais técnico e mais sórdido. As
lixeiras foram projetadas para que seu acesso fosse dificultado. Isso
traz problemas para o processo de coleta de materiais recicláveis,
que os governos proclamam aos sete ventos que fazem questão de
incentivar. Os catadores precisam acessar o lixo, e muitas vezes,
seja por desleixo, seja por raiva, seja por simples inadequação
do recipiente, provocam a quebra das lixeiras. Isso seria facílimo
de resolver, bastando utilizar lixeiras mais “amigáveis”.
Mas não sei se há interesse em tornar as coisas mais
simples para quem exerce uma importante função social,
mas é visto com repugnância (lembremos que, se o Brasil
é campeão mundial em reciclagem de alumínio, não
é por conta da conscientização da população,
mas pelo trabalho dos catadores).
A solução
para esta aporia? Basicamente, insistência no poder público
em repor os equipamentos danificados, punição na forma
de trabalhos comunitários aos vândalos (e/ou multa, se o
gracioso tiver posses) e educar as crianças e os jovens,
tantas vezes quantas forem necessárias, a respeitar como suas
as coisas públicas. Se não há respeito ao outro,
que haja a si mesmo.
Desamor, enfim, é
a palavra correta. Desamor à cidade, ao próximo, a si
mesmo. Parabéns, Rê. Enquanto não nos
convencermos que São Paulo não é a nossa
periguete, continuaremos a vendo e tratando como tal.
Recomendações:
O livro de Aristóteles
que discorre sobre a eudaimonia é o seguinte:
ARISTÓTELES.
Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova
Cultural, 1991.
Toda a base
psicanalítica utilizada neste texto foi extraída do
pensamento da professora Maria Rita Kehl, membro da Comissão
da Verdade, que possui um mui interessante site no seguinte endereço:
Professor Décio, parabéns pelo seu dia, primeiramente!
ResponderExcluirPenso que a questão das lixeiras é um pouco mais ampla, tanto em sua causa quanto em sua solução.
Parte da minha família mora na capital, e os visito com grande frequência. Moro em São Bernardo do Campo, e ando por todo o ABCDMRPS...
As lixeiras usadas em São Paulo e na maioria das outras cidades da periferia não é só a questão de serem pouco amigáveis, mas, a de serem mal pensadas, pouco práticas e extremamente frágeis.
No bairro do Jordanópolis, em São Bernardo do Campo, existe uma porção de praças, até que conservadas. Em Janeiro de 2016, a prefeitura da cidade instalou novas lixeiras nas praças, nos mesmos pontos em que as anteriores estavam instaladas. Hoje, depois de quase 10 meses, vemos a maioria das lixeiras no chão, mas ainda no mesmo local. São feitas de um plástico injetado frágil (PP), tem uma espessura incompatível com o material que possuem (não tem nem 5mm de espessura de parede), os suportes são mal dimensionados e o conjunto não é pensado para o peso real do lixo. Em muitos casos, não vejo 'vandalismo', mas sim algo feito para não durar, para causar problemas, ao invés de resolvê-los. Por quê não investir um pouco mais inicialmente e fazer lixeiras mais resistentes? Podem ser feitas de concreto, embutidas nos postes (existe no sul do país), podem ser feitas em material plástico com resistência muito maior, podem ser feitas com apoio inferior e melhor dimensionamento do suporte, podem ter uma tampa que não atrapalhe a entrada de lixo e que facilite a saída para os coletores...
Enfim, o seu texto é excelente, e claro que a população tem uma boa parcela de culpa neste caso, mas, veja o metrô de São Paulo: as estações mais antigas ainda possuem as lixeiras originais. Vejamos o Sul do país, como em Caxias do Sul, que possui lixeiras de madeira há décadas, e, mesmo pichadas, ainda cumprem sua função muito bem...
Quanto custou cada lixeira como a da foto? Será que valeu a pena? Quantas são compradas e em qual rotina? Vejo que a população precisa fazer questionamentos mais profundos antes de, apenas, apontar o dedo para sí mesmo. Prefeituras procuram sempre motivos para licitações... Governos no geral...
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