Marcadores

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Cartas náuticas para marinheiros de terra firme - 4º relato: Socorro, lembranças de uma tecnologia passada e augúrios de um futuro imprevisível

Olá!

Clique aqui para ler todos os relatos disponíveis 

Conforme eu disse no último relato das cartas náuticas, a visita a Estiva Gerbi foi só uma passagem. Ainda no mesmo dia, pegamos o rumo do Circuito das Águas e chegamos na cidade de Socorro. O primeiro objetivo foi encontrar um lugar de estadia. A ideia era fugir um pouco do centro da cidade e pegar um hotelzinho mais retirado.

Surpresa negativa. Quase todas as pousadas tinham preços de diária acima de mil dinheiros, o que estava muito além das minhas pretensões/possibilidades. Com isso, fomos escafunchar algum lugarejo no trecho urbano da cidade, o que foi muito melhor. Achamos um hotel pequeno, mas honesto, que nos acomodou razoavelmente bem pelos dois dias que demos com as costas no lugar, quase de frente à imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Socorro (oooooooooh!!!).


Bom, Circuito das Águas implica, quase que necessariamente, em água. Água mineral, no caso. A entrada da cidade tem uma fonte aberta ao público em forma de moringa. Sim, em um calor saariano, é muito bom encontrar água fresca e gratuita para beber e molhar a nuca. Mas o fluxo estava bastante contido, por conta da seca em que nos encontrávamos, o que fez formar uma bela fila.


A cidade é uma das maiores da região, e tem algumas intervenções no mínimo curiosas. Nas suas ruas, havia uma série de garrafas de Natal (!?) feitas de... garrafas! Garrafas PET, devidamente reaproveitadas e iluminadas, muito embora o Natal já houvesse passado há mais de um mês.


Mas o principal ponto turístico da cidade é o Rio do Peixe. Ao longo de seu curso, há uma série de parques, pousadas e pesqueiros que fornecem estrutura aos viajantes para que se ensopem à vontade e com conforto, mediante alguma paga. Dentre todas, optamos pela Monjolinho, da qual farei propaganda de graça. Logo na entrada, é possível ver uma cascatinha artificial e a torre da tirolesa. Para um cara que tem medo até de subir na escada, dá uma certa paura só de olhar.


Nosso principal objetivo não era maior do que refrescar cabeça, tronco e membros em águas adequadamente frias. Alguns pontos do sítio são bastante mansos para os prudentes, bastando uma boa dose de confiança e cuidado para não escorregar nas lisíssimas pedras (o que ocorreu, diga-se de passagem).


Mas os melhores pontos são os mais incautos. Na foto abaixo, é possível observar que, querendo uma ducha, basta se enfiar em um dos inúmeros buracos distribuídos pelo trecho abrangido pelo estabelecimento. É um fosso onde só se fica com a cabeça de fora.


Entretanto, nem só de banho o turista viverá. A região possui pedaços de declive bastante acentuado, o que faz com que a prática de rafting seja uma das cerejas do bolo. Pena que, sendo começo da semana, não houvesse nenhum barqueiro ao dispor, mas os botes estavam lá.


Também é possível praticar arborismo. Certa vez, escutei não sei onde que essa modalidade nada mais é do que brincar de macaco. A diferença é que, para você se imiscuir entre galhos e folhas, te paramentam com uma pequena armadura composta de capacete, cinto, luvas e te obrigam a ir de tênis. A rampa de arborismo do lugar termina com uma bela tirolesa de 80 metros. Aí embaixo, o acesso.


Como não poderia deixar de ser, há também algumas trilhas para caminhadas a pé, algo mais de acordo com meus já não poucos anos. Os administradores do parque fizeram algo interessante: deram o nome de São Francisco a uma delas e foram distribuindo no percurso pequenas placas com trechos de sua célebre oração...


... e que termina em uma pequena capela rústica, onde fulgura um pequeno presépio sonorizado com a versão da famosa oração interpretada por Raimundo Fagner.


Pelas margens do rio, havia dois elementos culturais que, para quem é bem jovem, podem causar certa estranheza. Não estavam lá gratuitamente. Eles dependem da força da água para se movimentar. Um deles era uma roda d’água, engenho circular provido de pás que são movidas pelo fluxo descendente do precioso líquido. Aqui, é possível observar o princípio básico de funcionamento das gigantescas usinas hidrelétricas, mas que foi muito usado em um passado não tão remoto para obter algum pouco de energia elétrica em fazendas.


E também havia um elemento milenar, o monjolo, que dá nome ao lugar. Um monjolo é uma máquina simples que funciona utilizando o princípio da alavanca, assim: de um lado, temos um martelo, preparado para socar o conteúdo de um recipiente. Do outro, e na mesma peça, uma concavidade que será preenchida com água proveniente de um pequeno escoadouro. Um eixo central dá mobilidade ao conjunto.


O escoadouro alimenta a concavidade, que, tornando-se pesada, iça o martelo, como em uma gangorra. Ao chegar ao final do curso, a caçamba de água se esvazia, e o lado do martelo passa a ser o mais pesado, invertendo as posições. O martelo cai com força sobre o grão depositado no pilão, fazendo com que o mesmo seja triturado. No caso, tínhamos milho.


E, com esses engenhos simples e eficazes, iniciamos os pensamentos de hoje.

Sem dúvida alguma, esse tipo de peça é algo que em nada surpreende homens da terra, como meus parentes sitiantes do Paraná ou para o meu sogrão, que tem os pés vermelhos até hoje. Mas para a rapaziada a coisa é relativamente surpreendente, porque a relação entre as diferentes gerações com a tecnologia é algo completamente diverso.

Não há como dissociar a maneira como cada geração se coloca diante da tecnologia com o seu contexto histórico. Até mesmo porque os rumos que a História traça dialoga incessantemente com as buscas que a Ciência faz. Se não houvesse as guerras, provavelmente o homem ainda não teria visitado o espaço, porque é dos mísseis que nascem os foguetes. Também é por causa da guerra que nasceu a necessidade de pulverizar os dados (a princípio militares) por computadores do mundo inteiro, seguindo a premissa de que não se guardam todos os ovos em um só cesto. É dessa necessidade que nasce a internet, algo tão prosaico hoje em dia quanto um papel higiênico ou uma goma de mascar. E se não fosse a internet, dificilmente teríamos facilidade para organizar movimentos cada vez mais massivos e instantâneos, como ocorreu com os protestos de junho de 2013 (leiam aqui) ou como ocorreu na Primavera Árabe, ou ainda, mais tristemente, na maneira como o Estado Islâmico e o Boko Haram divulgam suas atividades e recrutam novos simpatizantes. A História se retroalimenta, como se vê.

Portanto, para entender como a geração atual de jovens se relaciona com a tecnologia, é preciso dar um passo atrás e compreender como a minha geração preparou o mundo que hoje é divisado por rapazes e moçoilas.

No meu entender, a minha geração pegou uma daquelas viradas da história em que aquilo que foi entregue por nossos pais já não havia como ser repassado aos nossos filhos. Alguns paradigmas mudaram tão rapidamente que nós nos perdemos. Imaginem, por exemplo, que, na década de 70, ter um telefone era um sonho distante. Lembro que na rua em que vivi a maior parte da minha infância, uma rua de 700 metros, havia duas casas em que sabíamos existir este aparelho. Era um objeto muito caro, e que demorava anos para ser instalado. Quando o governo programava um plano de expansão telefônica, as pessoas acampavam na porta das agências, como hoje se faz às vésperas de um show de grupelhos como o One Direction e congêneres, e buscavam financiamentos nos bancos. As pessoas ficavam impressionantemente felizes quando da contemplação, associavam a chegada do telefone à intervenção divina, e faziam a primeira ligação quase como um ritual de iniciação. Hoje em dia, isso é absolutamente incompreensível. Os meninos e meninas saem da loja de celulares já fazendo ligações, com a mesma importância que se dá ao fato de que hoje está chovendo.

Minha geração nasceu em um momento complicado. Nossos pais falavam muito mal do governo, talvez até mais do que se faz hoje, mas era uma reclamação velada, feita em voz baixa. A polícia tinha salvo-conduto para entrar na casa de quem quer que fosse, a qualquer hora e em qualquer contexto, com a salvaguarda de dizer-se que a manutenção da ordem era fundamental. Sim, é verdade que os índices de criminalidade eram muito mais baixos, e isso é tudo. Ficamos jovens e nos devolveram um país quebrado. A coisa era tão feia que já não sabíamos bem o que fazer, nem como nos posicionar.

A geração dos meus pais era a geração da nova era, do flower power, da paz e amor; falavam coisas sobre liberdade e esperança de dias melhores. Já os vates da minha geração diziam que seus heróis morreram de overdose, que não há amanhã, que estamos sós e nenhum de nós sabe exatamente onde vai parar. Enquanto a marca da geração dos meus pais era uma flor colocada nos cabelos, e a dos meus filhos é a intimidade com a tecnologia que os interliga com o mundo inteiro, o maior distintivo da minha é o Lexotan. O fantasma das indefinições típicas de quem transitou por essa virada histórica e tecnológica não nos deixa dormir. A psique da minha geração ficou esgarçada entre um mundo tecnológico que não conseguimos acompanhar e um medo da morte cada vez mais cruel, porque hoje temos medo já da velhice, aquele estado proibido que, metaforicamente, chamamos de “melhor idade”. Tempos de propagandas onde os senhores dançam com a agilidade de um renomado frevista. Tempos em que nem um pinto mole é mais respeitado – há uma pílula azul que te proíbe isso. Tempos em que a serenidade e experiência ficaram caretas. A velhice não é mais símbolo de sabedoria, não é mais o esteio onde as novas gerações vão buscar seu porto seguro. Ela assumiu de vez o seu lado pré-morte. Assumir-se velho virou a morte em vida.

Minha geração tem um problema seriíssimo. Nunca antes na história da humanidade, o domínio da tecnologia esteve nas mãos da geração mais jovem, como ocorre agora. Eu às vezes tenho dificuldades de dar pena ao tentar manipular um celular, coisa que meus filhos e afilhados resolvem em segundos. A cada vez que me vejo defronte a um sistema operacional novo, chego a ter câimbras e azia. A molecada comemora. Então vem a crise existencial de quem NUNCA deteve o domínio tecnológico. Quando éramos jovens, pedíamos ajuda aos nossos pais para instalar um aparelho de som novo; e, como eu já disse, hoje pedimos ajuda aos nossos filhos. Vivemos de muletas. Como alguém de muletas pode servir de apoio?

Do jeito que eu estou falando, dá a impressão de que avanços científicos e tecnologia de ponta são um malefício, certo? Só que não. As benesses que a Ciência traz superam com vantagem larga os revezes, e estes geralmente estão ligados à sanha de poder e lucro, tão inerentes ao ser humano. Cito como exemplo a utilização maciça de hormônios em frangos, para fazê-los crescer desproporcionalmente. Originalmente, a sintetização destes hormônios tem um propósito muito mais nobre: permitir a um indivíduo com deficiência na sua produção crescer normalmente, o que seria impossível tempos atrás. A culpa, portanto, não está essencialmente na tecnologia. É uma lâmina que serve para operar ou para matar, depende de quem usa.

Mas como a tecnologia nos influencia e transforma? Meu jovem amigo Jhonatan, autêntico Java Man que domina o lado intrínseco da tecnologia, perguntou no meu metapost o que eu acho da mudança comportamental das gerações, em especial diante das novas tecnologias, pergunta que vem bem a calhar no tema que agora abordo. O Jhon faz parte daquilo que chamamos de Geração Z, termo da nova Sociologia que enquadra aqueles que nasceram após 1990. É uma geração de pessoas que já nasceu sob o domínio da tecnologia digital, e que não luta por adaptações a um mundo onde o fenômeno da comunicação instantânea já se encontra plenamente instaurado. Um importante escritor que traduz essa nova geração, na qual a virtualidade e a "digitalidade" é um fator identificador é o canadense Don Tapscott, que falou sobre como o mundo dos negócios será transformado a partir do momento em que estiver plenamente em suas mãos.

É o mundo da informação imediata, do conhecimento ao nosso dispor no momento em que quisermos/necessitarmos. A geração atual não tem limite de fontes, como eram as Barsas que utilizávamos em minha juventude. Isso é um benefício e um problema. É um benefício porque não necessitamos mais crer nessas poucas fontes, é possível achar pontos e contrapontos quase inesgotáveis; mas é um busílis quando nos defrontamos diante de excesso de informação. Imaginem a situação de uma criança solta em uma loja de doces, e que os pais licenciam a aquisição de um e apenas um. Qual escolher? Qual provar primeiro? Como decidir? A atual geração não tem o limite de telefonemas diários que nossas caras contas telefônicas nos disponibilizavam. A atual geração faz amigos no Facebook em segundos, coisa que as gerações anteriores precisavam cultivar por muitos anos. Eu, humilde senhorzinho que lida mal com a tecnologia, tenho 150 amigos no Facebook. Quantos desses amigos são físicos? Quantos deles eu vejo a menos de 6 meses? Os conceitos de amizade são muito diferentes entre a minha geração e a atual.

E é preciso ler Bauman. Já recomendei este autor neste post, mas preciso fazê-lo de novo. Bauman é um dos mais conscientes pensadores deste século e do anterior, um homem que conseguiu interpretar as modificações das cadeias de relacionamentos. É um daqueles filósofos que nos serve de âncora nos momentos em que achamos que vamos enlouquecer. A sua tese de tempos líquidos dá a chave para compreender o desenrolar do mundo ao nosso redor. Ele comenta que as redes sociais são tão atrativas porque, além de criar amizades fáceis, também as desfaz com o mesmo sossego e desamor. Já não há mais o toque e a presença que faz com que mantenhamos cultivadas as raízes de um relacionamento profundo. Não é fácil remover o que se plantou e se fixou por anos a fio, mas aquilo que está na superfície é levado pelo vento. A ausência de presença física esgarça os laços, porque não há necessidade de se enfrentar o trauma. Vivemos em um mundo líquido. Relações sólidas estão ficando nos livros de História. Isso é ruim?

Nem sempre. A geração atual tem toda a possibilidade de ser mais sincera, de não manter laços que se baseiam na mentira e na piedade. Entregamos um mundo confuso e caótico, por conta de nossas fraquezas e indefinições, e vemos uma geração que se defende dessa forma: individualista, mas franca.

Entre a necessidade de sofrer no rompimento de uma relação e a superficialidade que não obriga a remoer a ausência do antigo amigo, opta-se pela segunda. O amigo que levamos para beber não é o mesmo para quem damos um like. Se não lhe apertamos as pleuras, também não lhe sentimos o bafo; se posso ler suas confidências bem pensadas no teclado, já não posso lhe servir de amparo na bebedeira. Posso entrar em contato a qualquer instante, com um celular touch screen que pode tirar fotos em alta definição. É um tanto estranho que vejamos jovens absortos em seus equipamentos, desejando freneticamente que seus contatos estivessem ali naquele momento, rodeado por amigos que fazem exatamente o mesmo, como se não estivessem ali. Há contradições, mas para nós, mais velhos. Esta é uma nova forma de naturalidade que só a tecnologia pode trazer.

Não sabemos ainda o que o novo modelo de interpessoalidade vai trazer, é muito cedo. Talvez tenhamos um mundo em que o sentido de identidade seja tão deslocado ao indivíduo que os conceitos de comunidade e de grupos sociais sejam praticamente extintos, mas também é possível que aquilo que entendemos por sofrimento e dor de perda seja tremendamente minimizado. Por enquanto, nada há a lamentar nem regozijar. Vamos aguardar.

Recomendação de leitura:

Anteriormente, recomendei o livro Amor Líquido. Vou agora expandir a análise recomendando o livro abaixo. É rigorosamente fundamental.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.


Para saber mais das teses de Don Tapscott, recomendo a seguinte leitura:

TAPSCOTT, Don. A hora da Geração Digital. São Paulo: AGIR, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário