Marcadores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Os desafios e as causas

Olá!

Nas minhas andanças nas redes sociais (Rá, rá, rá - tenho um perfil de 30 amigos no Facebook e é tudo) tenho percebido uma preocupação com a situação da TV Cultura. Explico melhor. Existe um causes chamado "Salvem a TV Cultura" que procura angariar adesões e chamar atenção à situação de penúria da emissora, no que consideram uma dilapidação do patrimônio cultural brasileiro.


Eu aderi à causa. Quem me conhece sabe que eu sempre fui um espectador do dito canal 2. Efetivamente, dos dez melhores programas da televisão brasileira, uns oito ou nove são da Cultura, fácil. Aparentemente, isso nasce de um contrasenso, já que uma emissora pública, ao menos em tese, seria ideologizada de acordo com os ditames do governo que a financia. No entanto, é justamente esta a chave das correntes que as emissoras comerciais não têm, entregues que são aos interesses do mercado, que se demonstram muito mais poderosos que os governamentais.

Os programas da TV Cultura são muito bons. São construídos com inteligência e criatividade, por isso fogem à fórmula piração + bundas + apelo à emotividade = audiência. Quando aborda um assunto, o faz com profundidade. Seus enlatados passam pelo crivo da cultura, não da bilheteria. Destaco alguns programas seminais:

- Provocações, com a agudeza mal humorada do Antonio Abujamra;
- Ensaio, e suas estranhas entrevistas com perguntas em off, para o máximo destaque do entrevistado;
- Metrópolis, um programa jornalístico dedicado unicamente a notícias do meio cultural;
- E muitos outros, como Roda Viva, Zoom, os saudosos Castelo Rá-tim-bum, Matéria Prima, Fábrica do Som, Quem Sabe Sabe.

É uma emissora diferenciada, portanto. Mas aí vem a questão: se há tantas pessoas preocupadas com seu destino, se há um reconhecimento da qualidade de sua programação, se é tida como um benefício ao arcabouço intelectual das pessoas que a assistem, por que não dão à ela o que precisa, a tão preciosa audiência?

A quase totalidade dos programas da TV Cultura tem audiência próxima ao traço, enquanto programas como o BBB, os Datenas, as novelas, que só admitimos audiência acidental ("ah, eu tava zapeando e então vi", "ah, eu tava passando na sala e a minha mulher estava vendo", etc.) arrebentam a boca do balão.

Fenômeno semelhante ocorre quando nos perguntam quais as soluções para os problemas brasileiros. Se pediram para citarmos três, o tema "educação" invariavelmente será abordado. Só que é uma causa de baixíssima adesão. As pessoas tem plena consciência de que a questão da educação é vital, mas praticamente ninguém se envolve, nem se compromete. Não visita a escola, não participa das APM's, não presta voluntariado, não a vê como parte da comunidade. Por que estas coisas acontecem?

Tenho uma teoria. Expô-la-ei no próximo tópico.

Um comentário:

  1. Na minha infacia assitia programas excelentes na cultura, programas que meus amigos nao assitiam.

    Outra questão que nao entendi direito é a prograganda da TV cultura, antes não tinha e agora tem, por que ?

    ResponderExcluir