Marcadores

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

O café filosófico do quotidiano - sobre monografias e o humor como contador da História

(Já falei bastante sobre produção acadêmica por aqui. Mas e a minha? Sobre o que escrevi na minha monografia?)

Olá!

Clique aqui para ler mais cafezinhos de minha lavra

Na última vez que fui a Curitiba, tive a sanha de conhecer uma cafeteria chamada Café do Moço, que estava ganhando fama com certa rapidez. É o caso de uma leva de siriris: sumiu em questão de horas, vítima de desencontros do quadro social. Só que há males que vêm para bem. A tal cafeteria não existe mais, acontecendo de cindir-se em duas, ambas ótimas: Rituais e Ô Barista, o que me permite visitar não somente uma, mas duas casas de meu líquido predileto. Não ganho um tostão de nenhuma, mas estou aberto a negociações.

A segunda é um negócio mais de café-bar mesmo, enquanto a primeira investe em um cardápio mais amplo e em mercearia voltada ao café, com vários métodos bastante caros. Mas vi um que ainda não tinha tido contato, extremamente parecido com o Hario V60, só que muito mais barato. Veio em minha mala para São Paulo, e seu nome é Waals.


É um artefato de fabricação brasileira, o que ajuda a explicar seu preço mais convidativo. É praticamente igual ao famoso sistema V60 desenvolvido pela japonesa Hario, de quem já falei nesta postagem.


O princípio de funcionamento é o mesmo: produzir um fluxo de água espiralado para disparar um certo turbilhonamento no escoamento, fazendo-a percorrer com mais intensidade pelo pó.


O furo é maior do que o de um porta-filtro Melitta, garantindo que haverá pouca retenção de líquido, e evitando que o café seja superextraído (sinônimo de amargor).


As diferenças mais marcantes estão em aspectos de acabamento, que na Waals são menos bem cuidados, embora não gerem discrepâncias no produto final.


O restante é o formato da alça, que se emenda ao disco de apoio, e os furos laterais próximos à saída de água, o que permite observar mais facilmente o fluxo. Além do preço, esta é a única vantagem real do método com relação ao equivalente nipônico.


Nome do utensílio: Filtro Waals 02

Tipo de técnica: coador cônico espiral (percolação)

Dificuldade: Baixa

Espessura do pó: Médio

Dinâmica: um coador de papel cônico é introduzido em um porta-filtros de fundo denteado e guias espirais, que retém as partículas enquanto a água faz a extração do café, desembocando em um decanter ou outro recipiente por ação da gravidade.

Resíduos: Mínimos.

Temperatura de saída: Baixa

Nível de ritual: médio

No meio do primeiro cafezinho que passo nesse engenho vem meu debate mental.  É bastante discutível, no meu entender, se não há algo de errado com a propriedade intelectual deste método, que tem tudo de igual ao seu concorrente no que há de essencial: material, angulatura, estrutura de construção, tamanho, capacidade e outras sutilezas. Eu sinceramente não tenho nada com isso, já que não sei bem se a patente do original já está expirada. São coisas das contradições do capitalismo, que reza pelo livre mercado, mas não gosta que invadam suas propriedades intelectuais.

Meu papo não é, entretanto, voltado a questões econômicas, mas um assunto levemente correlato carregou minha cabeça para outra parte do universo. As cópias, no âmbito legal e acadêmico, recebem o nome de plágio. Com inúmeros casos nos meios artísticos,  é uma prática bastante tentadora que estudantes sobrecarregados de tarefas busquem textos já prontos para fundear seus trabalhos, poupando a eles a trabalheira concorrente. Só que é, na verdade, um jogo sujo, e para tentar detê-lo (ou minimizá-lo), há uma série de regras para citações e paráfrases, consubstanciadas, aqui no Brasil, nas normas ABNT. Os orientadores vêm com estas embaixo do braço para tocar o terror nos pobres concluintes. É assim que tem que ser, e assim será.

Eu já contei para vocês as aventuras e desventuras de minha monografia em um dos meus melhores textos, este aqui, ao qual convido a vocês, meus poucos leitores, a conhecer. Mas eu nem de perto passei pela temática abordada, o que eu gostaria de fazer hoje, até porque ele teve uma linha um pouco menos convencional. Acompanhem.

São Paulo não mata ninguém de tédio – deslocar-se pela cidade é uma aventura diária. Logo que comecei a trabalhar no centro desta Terra da Garoa, e morando próximo à divisa com o ABC, tomei por hábito sair bem mais cedo do que precisava (já falei sobre o caso neste texto). Isso porque atrasos representam descontos e eu não estava podendo, como ainda não posso. Acontece que às vezes as coisas dão certo demais, e eu acabava chegando MUITO mais cedo do que o necessário. Sentinela na porta da guarita quer serviço, o que me fazia ocupar o tempo do lado de fora, onde há numerosos sebos de livros e de discos. Alguns deles faziam promoções de bancada, que nada mais são do que pilhas de livros colocados do lado de fora da loja, em um mostruário. A grande maioria eram livros encalhados, de pequeno valor literário, mas o preço era tão baixo que valia a pena arriscar uma porcaria qualquer, porque também ali apareciam coisas boas.

Em uma dessas escavações, apareceu um livrinho de pequeno formato, com capa dura, ainda em estado bastante razoável. Em sua capa, podia-se ler: “Giovanni Guareschi - Dom Camilo e os Cabeludos”, com uma caricatura de um jovem rebelde sendo repreendido por um padre. Era a péssima tradução para um livro chamado no original italiano de “Don Camillo e i giovani d’oggi” - Dom Camilo e os jovens de hoje. Olhei meio de soslaio e dei uma folheada desconfiada. Como a temática do pós-guerra já aflorava logo nas primeiras páginas, acabei me interessando e dispendi os dois reais da aquisição, para lê-lo já logo na viagem de volta.

O fato é que eu engoli o livrinho em uma sentada só. Não se trata de literatura rebuscada, nem de profundas reflexões filosóficas, mas é uma maneira interessante de abordar um tema difícil e, principalmente, de modo divertidíssimo. Isso me levou a caçar outras edições das histórias, com um duplo resultado surpreendente: seus livros não são editados faz tempo e há certa abundância de livros antigos nos sebos, inclusive em língua italiana. Com isso, acabei completando a coleção de contos com a personagem Dom Camilo. É estranho, mas justamente o último livro, aquele que li primeiro, é o mais diferente de todos. Os primeiros são apanhados de crônicas que primeiramente eram publicadas no periódico Cândido, uma prática muito comum na atividade jornalística de meados do século XX, inclusive aqui no Brasil.  Diante do sucesso editorial, estas crônicas foram coligidas em filmes, que, observados com cuidado, deixam transparecer um certo aspecto fragmentário, como naquelas comédias de situações que não tem um grande fio condutor, tendo foco na esquete do momento. O livro que primeiro li, já antevendo sua transposição para a película, tem muito mais a cara de um roteiro de cinema, com capítulos mais longos e mais encadeados entre si, além de ter claramente uma finalização proposital. Conto isso tudo a título de curiosidade. 

Em linhas gerais, a história trata de dom Camilo, um pároco de uma pequena cidade no vale do rio Pó, norte da Itália. Temporalmente, estamos no imediato pós-guerra, em um dos países que mais ficou destruído durante os embates, pelo óbvio motivo de ser um país vencido. Nas incertezas da reconstrução, ele se debate com o prefeito comunista, Peppone, de temperamento iracundo e voluntarioso. O próprio dom Camilo é um símbolo da oposição de forças, sendo descrito como um armário de portas abertas e mãos semelhantes a enxadas, mas que se deixa derreter indefeso por um simples furto de bicicleta. Esses dois protagonistas vão se debater incessantemente por toda a narrativa, ora brigando por uma nova via social, ora resgatando antigos valores, geralmente se ameaçando mutuamente com excomunhões e expurgos, além, é claro, de uma boa dose de vias de fato.

Eu, sem dúvida, fui influenciado na minha simpatia pela minha própria infância, quando via meu avô fazer debates acalorados com o padre Antônio, então pároco da freguesia onde eu habitava, e que, de certa forma, se assemelhavam a esse mote. O velho era ateu convicto, e gostava muito de espezinhar o padre quando o trombava pelas cercanias. "Eh, padre… com saudades do titio?". Essa pergunta se dava maldosamente por causa do sobrenome do sacerdote, Franco. Fazia isso porque o generalíssimo Francisco Franco aderiu às causas fascistas de Mussolini e Hitler e lhes fazia coro, embora a Guerra Civil Espanhola tenha sido suficiente para que a Espanha não tivesse forças de fazer alinhamento explícito na guerra. Francisco Franco era o típico ditador que usava uma pretensa religiosidade para agregar em torno de si a opinião pública assustada com a ameaça vermelha*. Em troco de se proteger uma religião, faz-se tudo o que é contrário a ela, com repressões violentíssimas.

Era uma brincadeira de todo injusta, embora carregasse um certo sentido. O padre Antônio era jovem, saído direto do sínodo de Medellín**, com os novos ares do Concílio Vaticano II, que queria mudar os trilhos da igreja – sua função social deveria ir além das rezas. Ele instalou uma CEB na paróquia e, a custo, montou uma escolinha nos fundos da igreja, aventura narrada neste texto. Acontece que meu avô era daqueles que dizia que o mundo só valeria a pena quando o último padre se enforcasse nas tripas do último político***, e a provocação era mais para levar a discussão para o balcão de um boteco. O padre Antônio compreendia que também lá, entre as garrafas de cerveja, havia suas ovelhas.

Mas como o simpático padre e seu furioso oponente foram parar na minha monografia? Bom… na faculdade de Filosofia, nós temos aulas de Iniciação Científica e de Metodologia de Pesquisa, que visam abastecer o aluno com conhecimentos suficientes para produzir academicamente, e o Trabalho de Conclusão de Curso, vulgo TCC, é a prova de fogo para a averiguação da suficiência formal do aluno. Ocorre que nem só de forma o TCC viverá, mas de todo conteúdo que vier da pesquisa do discente. Isso quer dizer que não adianta estar tudo direitinho como mandam os cânones normativos, mas é preciso que, além do ineditismo e originalidade, o trabalho tenha base e serventia, embora instituições menos sérias não prezem lá muito pela qualidade do que se apresenta. E, para conseguir isso, é preciso consciência do longo caminho a ser trilhado.

A primeiríssima dica do mestre de Iniciação era escolher um tema que o aluno amasse, de modo que os percalços da pesquisa não gerassem desânimo, já consciente de que ele baterá às portas. Por isso, a grande maioria dos colegas normalmente escolhia um filósofo com os quais se apetecesse e fechasse o foco para um aspecto específico de seu pensamento. Há uma armadilha nesse rumo. Se eu quiser falar, digamos, na vontade de potência de Nietzsche, encontrarei milhares de artigos que tratam do mesmo assunto. Se eu quiser sustentar a temática, talvez eu chegue a uma abordagem que tente ser tão original que acabe por escapar do assunto, estragando a proposta. Por esse motivo, saí do sentido filósofo-tema e caminhei para o sinal inverso, só que a partir da linha-mestra dada pela obra do escritor italiano. O objetivo era ter o tema pós-guerra, mas não seguindo o fluxo de um livro de história, e sim das crônicas de Guareschi.

O título da minha monografia foi "Religião e Política na Itália do Pós-guerra: A Visão da Literatura de Giovanni Guareschi". Girei por todos os ciclos necessários, apresentando o autor em breve biografia, descrevendo minuciosamente o contexto histórico e fornecendo até circunstâncias geográficas necessárias à boa compreensão do trabalho. Minha ideia era produzir um texto que conseguisse ser agradável de ler ao mesmo tempo em que cumprisse todos os rigores acadêmicos. O segundo objetivo foi claramente atingido, dada sua aprovação e franqueamento à publicação. Já com relação ao primeiro, volta e meia o recupero para dar uma lida, e constatar se ainda me produz o mesmo encantamento de outrora. Por enquanto, tem dado certo.

Algumas referências são óbvias. Como falei de confrontos políticos tendo de um lado o comunismo e do outro a democracia cristã, explorei muito Marx, Engels, Gramsci e as encíclicas papais voltadas para a doutrina social da igreja. Outro aspecto de que tratei foi a laicização cada vez maior da sociedade, o que ocasionou debates antes impensáveis, quando a política, especialmente na Europa ocidental, não passava sem o crivo sacerdotal. Mas o objeto ia além disso, porque a forma como Guareschi tratava de seus assuntos incluía muito uso do humor, então discorri também sobre o efeito psicológico da ironia e da paródia, no que lancei mão de gente como Freud e Lacan. A hipótese básica foi: o humor popular é uma ferramenta para contar a História? Foi um belo trabalho, modéstia à parte.

Eu gostaria de liberá-lo para a leitura de vocês, meus corajosos leitores, mas ainda não desisti por completo da ideia de utilizá-lo em um mestrado, e, por esse motivo, preciso manter seu ineditismo. Garanto que me mantive mais comportado do que muita gente com relação a plágios, até mesmo em propriedades intelectuais que  nem sempre me parecem grandes argumentos para impedir o conhecimento. Bons ventos a todos!

Recomendações:

Como já mencionei outros livros de Guareschi nesta casa, segue mais uma recomendação de livro típico, que dá uma boa amostra do que levei em conta para meu trabalho.

GUARESCHI, Giovanni. Dom Camilo entre o Diabo e a Água Benta. Rio de Janeiro: Record, 1981.

Outra recomendação é o pacote de normas técnicas que dizem respeito à produção acadêmica. Os sites de universidades costumam tê-las, e são as seguintes, em ordem numérica:

NBR6022: Apresentação de artigos em periódicos

NBR6023: Referências bibliográficas

NBR6024: Numeração das seções

NBR6027: Sumário

NBR6028: Resumos

NBR6034: Índice

NBR10520: Citações

NBR12225: Lombadas

NBR14724: Apresentação dos elementos

NBR15287: Estrutura do projeto de pesquisa

* Qualquer semelhança com os estranhos dias atuais não é mera coincidência

** As conferências episcopais da América latina são realizadas de tempos em tempos. A última, realizada em Aparecida, foi de uma inocuidade de dar pena, mas a de Medellín propôs uma igreja integrada à realidade de desigualdade social que, de fato, teve efeitos práticos no meio da sociedade. Até a chegada de João Paulo II e a volta do conservadorismo na igreja.

*** Há muitas variações possíveis: o mundo só será mais mundo quando o último político se enforcar nas tripas do penúltimo, quando o último padre se enforcar nas tripas do último pastor e via discorrendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário